Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

23 de março de 2015

Reforma de móvel: antes e depois do pseudo-buffet

Móveis com a nossa cara é tudo de bom, né? Por isso fiquei tão feliz quando ganhei esse buffet. Além da pegada meio antiguinha, ele é mais largo e estreito que o anterior, o que fez com que acomodasse melhor os meus materiais de artesanato (por isso que chamo de pseudo-buffet, hehe). Fora que ele é de muito melhor qualidade! =D
Para ser sincera, eu gosto da cor original. Acho que ficaria lindo numa decor inspirada na escandinava. Mas além do meu piso ser bem escuro, tem esse sapo ali ao lado, então, eu achava que esse canto ficava meio pesado, sabe? E isso me incomodava.


Confesso: não foi tão simples decidir o que eu queria. Só sabia que queria azul. Mas não desejava pintar tudo por igual. Cheguei a cogitar pintar o móvel de um tom, e as portas e gavetas, de outro. Depois tive a ideia de colorir só a estrutura. Só que eu só tinha visto isso em móveis mais modernos, e não tive muita certeza se ficaria bom no meu.

Imagem: TINI Furniture/ @thisisnotikea
  Mas o Universo às vezes conspira a favor, e a internet e os aplicativos de celular também. Passeando pelo Instagram, encontrei o perfil da TINI (@thisisnotikea), uma loja de móveis usados que fica em Los Angeles. Achei o perfil deles tão, mas tão bacana, e já que eles estão longe demais para eu comprar alguma coisa para minha casa, saí fuçando todas as fotos só para sorrir (eu não sou normal, já disse isso para vocês?) e me inspirar. Eis que dou de cara com essa belezura aí ao lado! GENTE! Não bastasse o móvel da foto ser pintado exatamente do jeito que eu tive a ideia, mas que estava insegura, ele ainda era azul! Um golpe de sorte e tanto, né não?


Depois dessa foto, eu não tive mais dívidas! =D Tive certeza de que funcionaria! Ó só:


Não, não vai ter passo a passo. Primeiro, porque já há milhões na internet. Mas se você estiver com preguiça de procurar, posso te dar dois links bem mastigados - clique aqui ou aqui. Segundo, porque reformei da forma mais "errada" possível. Errada entre aspas, porque foi um erro proposital. Como eu gosto da cor original do móvel, e conto com a possibilidade de querer voltar a ela um dia, não lixei. Justamente para a madeira não absorver a tinta, e me permitir voltar ao original no futuro.

Pintar o móvel não era suficiente. Senti necessidade de tampar o vidro, porque o que guardo ali não é muito bonito. São materiais armazenados em caixas de sapato, e isso não combina com sala de jantar! Apelei para um papel adesivo de florzinha, como vocês podem ver na foto abaixo. Mas de longe, parece que é branco.  =/  Não curti muito isso. Vou ver se acho outro com estampa maior, mas por enquanto, vou deixar quieto.


Mais fotos, do ambiente e dos detalhes, só porque eu estou apaixonada!!! <3




Não se assustem com o acetato. Ele não vai ficar aí, vou encomendar um tampo de vidro. Mas enquanto não tenho tempo de providenciar isso, ele protege a pintura - afinal, eu pintei da forma "errada", né?





O móvel não é meu único amor. Os objetos também são meus queridinhos! 

- A câmera gigante registrou a minha infância no final dos anos 80 e início de 90, não só as brincadeiras, mas também o meu processo de adquirir a linguagem. 
- O boneco articulável, comprado na Ikea de Lisboa - Portugal, eu coloquei numa posição que me lembra um salto que tem na ginástica artística e eu espero conseguir fazer um dia! 
- A máscara do teatro me é muito preciosa, acho que já comentei aqui que o teatro foi o primeiro contato que eu tive com a arte.  
- A pintura é de minha autoria, e me remetem às ruínas incas que vi em Cusco - Peru, para onde fiz a melhor viagem da vida até agora. 
- E os livros são todos sobre arte.

Ou seja, eu olho para esse canto, e me encontro!

E vocês, se encontram em pelo menos um canto da casa?
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

21 comentários :

  1. Adoreiiiiii Ju!!!! Ficou lindão. Bjooos

    ResponderExcluir
  2. Ju, seu móvel azul ficou lindo. Me inspirou para mexer em uma cômoda aqui de casa que está toda descascando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz de ter te inspirado a dar uma sobrevida para sua cômoda!
      Beijos

      Excluir
  3. Olá Jú!
    Seu móvel ficou lindo demais, você caprichou na transformação. Gostei de ter deixado a madeira aparente, é tão bonita, fez um ótimo contraste! Combinou com a sala!
    Gostei dos links que você compartilhou, o Instagram não conhecia, vou passar a seguir... O post do blog Casa de Colorir é ótimo, estou finalizando um post agora e recomendei esse link! Sintonia total!!! A reforma da cômoda do Edu não conhecia, vou ler agora!

    Beijos! Parabéns, ficou muito linda!
    Thamyrez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =) Obrigada, Thamyrez! Esse post do casa de Colorir é sensacional, e atemporal. Pode passar o tempo que for, e ele sempre será útil!

      Beijos

      Excluir
  4. Ficou lindo, Ju! Amei o azul e adorei a inspiração! <3

    Beijos,
    Inara
    www.casinhaarrumada.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, deu outra cara ao móvel. Ficou ainda mais lindo!!
    Vi a página Tini no instragram, é um sonho!
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Eu fiquei doidinha quando descobri a página deles no Insta. Muita inspiração das boas! ;)

      Beijão!

      Excluir
  6. Oiii Ju!!
    Que show esse azul que tu escolheu,adorei!!
    O sapo to impressionada...é todo em madeira??Não é meu bicho preferido mas ele feito em madeira me deixou sem palavras!!Lindo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o sapo é todo de madeira! Baphônico, né? A história dele é muito engraçada, ele era da minha tia. Mamy passou anos pedindo pra tia dar pra ela, mas a tia nunca deu. Daí quando eu estava saindo de casa para morar sozinha, a tia me ofereceu, sem eu nunca ter pedido! hahahahaha! E eu aceitei! Sapo também não é meu bicho preferido, mas acho incrível terem feito um sapo-banco de madeira! Sim, ele é um banco, dá para sentar ali tranquilamente quando a casa está cheia! =D

      Beijos

      Excluir
    2. Sensacional Ju!!Peça única que dá todo um tchan!!Aposto que tua mãe adora ver ele na tua casa,divando!!
      Beijão

      Excluir
  7. Oi Jú, a ideia de juntar esse lindo azul com a madeira ficou perfeita! Eu amo madeira, principalmente em móveis rústicos e tenho sim, cantinhos em minha casa onde me acho , cantinhos que me abraça quando chego em casa e nem me importo quando alguém diz que tenho livros demais, cd,s demais, etc.
    Beijos,
    Marluza Gruenwald

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marluza! Eu também adoro madeira, acho tão aconchegante! Quanto a ter muitos livros, eu fico enlouquecida com casas que têm muitos livros! Amo, amo, amo, amo! Na próxima casa que eu vier a morar, sonho em ter uma estante enoooooorme cheeeeeeia de livros!

      Beijos

      Excluir
  8. Oii Ju, mesmo sem pinatr seu móvel já era lindo. Agora então ficou perfeito! Adorei.
    Beijos
    www.decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
  9. Como assim da forma errada Ju? E se fosse da forma certa, como ficaria?
    Eu achei que ficou perfeita.
    Que cor você usou? É tinta pra madeira mesmo?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosane! Visualmente, não faria diferença se eu tivesse pintado do jeito certo. O aspecto do meu móvel está uma beleza, mas a chance de descascar é enorme, e essa pintura certamente durará bem menos do que duraria se eu tivesse lixado. Por isso que um tampo de vidro ali será tão importante, e na hora da faxina tem que tomar cuidado para não bater com a vassoura ou o aspirador.
      A tinta que eu usei foi a PVA de artesanato, daquelas baratinhas que tem em papelarias.

      Beijos!

      Excluir
  10. Jú amei a transformação do seu buffet. É uma ótima ideia para não pesar na cor. Só vi o "sapo" no final do post hehe lindinho também. Já vou seguir o TINI no Instagam. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, que bom que gostou! E segue o TINI sim, eu acho tão inspirador!

      Beijos!

      Excluir
  11. Olá Juliana,

    Gostei da transformação do móvel. Foi um compromisso entre deixar a madeira que vc tanto gosta, mas ao mesmo tempo, dar-lhe um ar mais leve e descontraído. E o mais interessante, é que em caso de arrependimento, ou mudança de situação (o sapo sair, o móvel ir para outro ambiente) tem como voltar à imagem antiga. Quanto aos vidros, gostei deles com o papel adesivo, e entendi que o que vc colocou é provisório. Sugiro que vc coloque um papel ou tecido adesivo com um padrão maior e mais colorido. Vai ficar show! o sapo é uma peça muito interessante. e útil! bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...