Reaproveitamento Projetinhos de 5 minutos Reforma 

de Móveis Xeretando casas alheias Image Map

Personare Ads

13 de abril de 2013

A casa do Ryanddre e do Vinícius - parte 1

Uma das coisas que mais me faz agradecer a Deus ter escolhido a museologia para a minha vida são os amigos que eu fiz.
O Ryanddre é um desses amigos que a museologia me deu. Nos conhecemos nos saudosos tempos de UniRio. Ele era meu veterano e nos formamos juntos. Fizemos concurso público juntos, mas eu continuei aqui no Rio e ele se mudou para o interior de Minas. Graças a Deus, isso não fez com que nos afastássemos, nossas piadas internas (maldosas, rs) continuaram.
Desta vez, calhou de termos tirado férias no mesmo período. E lá fui eu, pra casa do amiguinho querido. Na verdade, a nossa ideia era seguir viagem para Brumadinho e conhecer o Inhotim, um museu de arte contemporânea, mas não rolou por causa das chuvas. Então, ficamos por São João del Rei mesmo.
 O Ry é museólogo, mas é que nem eu, sai transitando por diversas áreas... desenha, pinta, escreve, já estudou um pouco de arqueologia, geologia e decoração. Agora a casa tem mais um morador, o Vinícius, que é um mineiro de verdade.
Nesses dias que fiquei lá, notei que a casa tinha incorporado a essência dos dois, não tem como não entrar lá e ter certeza de quem são os moradores. Vocês sabem que adoro uma casa com referências, com história. Não resisti!
- Ry, quero mostrar essa casa lá no blog!
Pedido feito, pedido concedido! Aê!


O Ry é viciado em frangos e galinhas. Não, não estou falando da comida, mas do bichinho mesmo. Não me perguntem porque. Foge da minha compreensão. Cada louco com a sua mania... rs.
Viram o escorredor de pratos? É de galinha, mas com muito estilo! Desejei um desse!
Repararam que de cada lado do escorredor, tem um quadrinho? Pois é! As pessoas costumam se esquecer de decorar cozinha, mas aqui os meninos não deixam nenhum ambiente passar batido.





Porta-detergente e porta-esponja: galinhas!


O cantinho do microondas também tem direito a mimos: galinha de vime armazena ovos, o porta-facas preto com suporte de madeira e o porta-temperos dão um toque de elegância. A capa do galão de água traz mais uma pegada do interior.



"Pinguim em cima da geladeira é brega!" Tem certeza? Mesmo? Eu ouvi muito isso na minha infância e adolescência, mas na boa... levo fé não. Olha bem para essa composição, não está um charme? E aquele porta-chave lá trás compondo o cenário? Faça como os meninos: liberte-se do medo, dos preconceitos. Se você gosta de um pinguim na geladeira, assuma e seja feliz!


Outro lado da cozinha: tem como não amar essa composição com um ar tão mineiro? A mesa tem gavetinha! Não sei se a informação procede, não pesquisei, mas na época que eu estudava para vestibular, tenho a vaga lembrança de um professor de história falando que as gavetinhas existiam porque na época da mineração, se alguém batesse na sua porta na hora do almoço, escondia-se a comida nas tais gavetas para não ter que oferecê-la ao visitante. Coincidência ou não, vejo muito dessas mesas em Minas. Só espero que os meninos não tenham feito a palhaçada de esconder comida de mim!
Não dá para ver na foto, mas do lado oposto das cadeiras, há um banco comprido. Acho uma composição bacana as cadeiras de um lado e o banco de outro. Deu um ar de descontração e aconchego ao mesmo tempo.
Cozinha com parede pelada é para os fracos. Três quadros grandes, com imagens de Tiradentes, São João del Rei e Ouro Preto fazem pose de importantes.
Agora me diz se não é um ambiente perfeito para a gente ficar jogando Banco Imobiliário e Detetive quando a noite chega?


Eu não sei porque, mas essa bandeja e esse caminho de mesa me diziam algo tipo: "Chega mais, aqui é um lugar para você se sentir abraçada!"


Em cima da porta que divide a cozinha da sala, moram as pimentas de madeira. Detalhes, detalhes...


Na porta que dá para a área externa, mais galinhas!


Plantas: nessa casa não tem florzinha, mas não pode faltar um verde!


Como a área externa da casa é relativamente grande, o Ry transformou um cantinho em ateliê para pintar. Mas não é porque é um ateliê, que não merecia um charme além do avental. Reparou no mimo da parede? É um suporte para velas feito de ferro que o Ry comprou quando fomos a Resende Costa, um município próximo a São João del Rei e que é ótimo para comprar artesanatos para casa a preços baixos. Eu também fiz umas compras muito boas para a Casa de Amados.
De coração, se você for passear por São João ou por Tiradentes, vale a pena dar um pulinho em Resende Costa.


Outro ambiente que a maioria das pessoas costuma esquecer de decorar: o banheiro. Mas esses meninos são fortes! Um amor essa cortininha! Não dá para ver direito na foto, mas além da pegada interiorana, tem o toque retrô, com as latinhas organizadoras da Marilyn Monroe.


Toalha de mão artesanal e origamis. Detalhes fazem toda a diferença, não fazem?


Para o post não ficar muito grande, e consequentemente, cansativo, eu vou parar por aqui. Depois mostro a sala e outros detalhes.

Antes de colocar o último ponto final, posso fazer uma confissão rápida? Adorei ter feito essa postagem. Foi como sentir de novo o calor dessa casa, mesmo à distância!
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

12 comentários :

  1. Espetáculo essa casinha mineira... ficou com uma decoração bem característica... linda,linda!
    Até as galinhas ficaram super bem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A galinha é a alma do morador. Sem elas, a casa não teria identidade. =)

      Excluir
  2. Nossa super legal, e bem organizada neh.....muito lindo.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Que casa más linda llena de rincones. Adore esa cocina con esas ollas preciosas
    Catiños

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi à toa que eu quis publicá-la aqui no blog! =)

      Excluir
  4. Muita personalidade e charme em cada canto!
    Beijos Juliana

    ResponderExcluir
  5. Casa de verdade e com estilo nos pequenos detalhes. Amei muito!

    ResponderExcluir
  6. Olá Juliana! Parabéns pelo blog, conheci hj e já virei fã. Vou visitar sempre. Vc pode me dizer onde vc comprou essa chita amarela da cortina do banheiro? Não consigo encontrar estas cores por aqui,acho muito linda. Agradeço muito. Beijo. Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, que bom que você gostou do blog!
      Quanto à chita, os meninos moram em São João del-Rei/MG, e devem ter comprado por lá ou numa das cidades próximas.
      Aqui no Rio, eu nunca parei para procurar, mas acho que já vi similares na Caçula.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Juliana,conheci seu blog hoje e estou amando,estou passeando por todas as suas postagens.Sou mineira até o último fio de cabelo,rsrsrs,a história da mesa com gavetas não é bem essa... não é para não oferecer aos visitantes e sim para esconder a simplicidade da culinária mineira:angu com quiabo,ou com couve,frango ensopado,taioba,ora-pró-nobis,canjiquinha e muitas outras,na época as famílias tinham vergonha da simplicidade da comida,aí quando chegavam visitantes na hora das refeições,guardavam os pratos nas gavetas,rsrsrs.Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, seja bem vinda!
      Quanto à história das gavetas, obrigada pelo esclarecimento! ;)

      Beijinhos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...